sábado, 11 de fevereiro de 2012

Uma estória sobre Qualidade

 

“O Jardineiro”

Em algumas cidades brasileiras, a maioria das residências tem por tradição, em sua frente, um lindo gramado e diversos jardineiros autônomos, para fazer reparos nesses jardins.

Um dia, um executivo de marketing de urna grande empresa contratou um desses jardineiros.

Chegando em sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 17 anos de idade, mas como já estava contratado, ele pediu que o garoto executasse o serviço.

Quando já havia terminado, pediu permissão para utilizar o telefone, no que foi prontamente atendido.

Contudo, o executivo não pode deixar de ouvir a conversa. 0 garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:

- A senhora está precisando de um jardineiro?

- Não. Eu já tenho um, respondeu.

- Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.

- Isso o meu jardineiro também faz.

- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço, disse ele.

- Mas o meu jardineiro também faz.

- Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.

- Não, o meu jardineiro também me atende prontamente.

- O meu preço é um dos melhores.

- Não, muito obrigado! O preço do meu jardineiro também é muito bom.

Desligando o telefone, o executivo lhe disse:

- Meu rapaz, você perdeu um cliente.

- Não, respondeu o garoto. Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava

medindo o quanto ela estava satisfeita.

Você Sabia...

  • Que a preocupação com a qualidade dos produtos já vem de muitos séculos atrás?
  • E coitado daquele fabricante que não trabalhasse corretamente. Eis alguns casos:
  • Povo Hamurabi (2150 A.C.): Sacrificavam aquele que, por exemplo, construía uma casa e a mesma desabava.
  • Fenícios: amputavam a mão do fabricante de produtos defeituosos.
  • Egípcios e astecas: apedrejavam em praça publica